Viajando com Pets: dicas essenciais para uma jornada tranquila

Um triste incidente com um cão em um voo doméstico reforçou a importância de entendermos os procedimentos e cuidados necessários ao viajar com nossos bichinhos de estimação. Seja para uma viagem a negócios, lazer ou competições, transportar animais exige planejamento e preparo. Vamos conferir algumas dicas valiosas para garantir o bem-estar do seu pet durante o trajeto.

Vamos entender, antes de mais nada e muito antes de viajar, tudo que envolve se deslocar com um animal.

Preparativos Antes da Viagem:
Para garantir uma viagem tranquila com seu pet, tenha um caderno ou planner em mãos. Isso facilitará o planejamento de todos os detalhes, desde a consulta veterinária até a preparação da caixa de transporte e, normas disponíveis das companhias de transporte. Assim, você poderá organizar cada etapa com antecedência e garantir o conforto e a segurança do seu companheiro.
Antes de embarcar nessa viagem é fundamental realizar uma consulta veterinária para garantir que seu pet está apto para viajar. O profissional poderá orientar sobre cuidados específicos e verificar se o animal está em condições ideais para enfrentar a jornada.

Veja algumas dicas a seguir do médico-veterinário Marcelo Quinzani, coordenador da área de Gestão de Cultura e Client Experience da rede de hospitais veterinários Pet Care em matéria da Cães & Gatos:

"Cuidados e preparos específicos podem ser necessários no caso de viagens internacionais, dependendo do destino. Mas sobre os cuidados básicos em relação à saúde do pet, o recomendado é que ele esteja com a vacinação em dia, vermifugado e com uso de preventivos para pulgas e carrapatos. Para as viagens para o litoral, também é recomendado o preventivo da doença do verme do coração (dirofilariose).
Quinzani explica que a avaliação do veterinário pode ser obrigatória quando a viagem, seja ela nacional ou internacional, exigir um atestado de saúde que só pode ser emitido após o exame clínico do animal. 'Para animais que vão viajar de carro e para destinos nacionais, recomendamos uma avaliação prévia para investigar o estado geral, atualizar as vacinas e realizar os exames preventivos. Se o pet irá viajar para uma área endêmica para leishmaniose, a prevenção para essa doença também deve ser instituída', explica. O profissional destaca que o recomendado é que todo pet tenha o cartão de vacinação em dia, atualizado anualmente. 'A vacina de raiva é obrigatória para todos os destinos, nacionais e internacionais, e as outras vacinas (polivalentes) depende do país de destino', reforça. Nas viagens de carro, o ideal, segundo o médico-veterinário, é que o pet já esteja acostumado e isso deve ser introduzido desde filhote, com pequenos deslocamentos, como visitas ao veterinário, pet shops, passeios na cidade ou para lugares mais próximos nos finais de semana."

Mais informações veja:
https://caesegatos.com.br/medico-veterinario-fala-sobre-os-cuidados-na-hora-de-viajar-com-os-pets/ 

Agora conheça as normas no Brasil para transporte aéreo:
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) regula o transporte de animais em voos no Brasil. No entanto, as empresas aéreas não são obrigadas a oferecer esse serviço, exceto para cães-guia, que devem ser transportados gratuitamente.

As normas incluem:
Definição de animais de estimação e de suporte emocional. Inspeção de segurança no aeroporto. Regras para transporte na cabine ou no porão da aeronave. Possíveis motivos para negação do transporte.
Regras das Empresas Aéreas: Cada companhia aérea possui suas próprias regras e exigências para o transporte de animais. Em geral, os pets devem ser transportados em caixas apropriadas que permitam movimentação e conforto. As dimensões e o peso máximo da caixa variam de acordo com a empresa. Além disso, é importante garantir que seu pet esteja saudável e que a caixa de transporte esteja em boas condições.

Viajar com animais de estimação pode ser uma experiência maravilhosa se todos os cuidados forem tomados. Lembre-se de planejar com antecedência, seguir as normas estabelecidas e garantir o conforto e segurança do seu companheiro durante toda a viagem. Com essas dicas e informações, sua aventura será ainda mais prazerosa e tranquila!

Lamentamos profundamente a morte de Joca, o cão da raça golden retriever durante o voo G3 1527 da empresa Gol.
Aos seus familiares nossos sentimentos.

O cão Joca, de 5 anos, morreu após ter sido levado a cidade de Sinop, em Mato Grosso, a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, no dia 22 de abril de 2024. 
Que haja investigação e que culpados sejam punidos.

Foto: Samson-katt

🐾✈️ #TransporteDePets #ViagensComAnimais #Anac #CãesGuia